27 de julho de 2017

IWSC - UFF - RJ - 1a Conferência Científica Internacional da Wikipedia - 8 a 10 de novembro de 2017


O conhecimento, sua acumulação, registro e reúso são os vetores da cultura, a característica marcante e diferenciadora da espécie humana, para além de suas características biológicas. A sociedade atual é identificada, tanto na academia quanto no imaginário do cidadão comum, como sociedade do conhecimento, devido ao papel central deste enquanto catalisador do sistema produtivo, gerador de riquezas e promotor da cidadania e do bem estar na sociedade atual. 
A Wikipédia é a versão moderna do ideal iluminista da razão, da educação e do conhecimento como mecanismos para alcançar uma sociedade mais justa. Herdeira contemporânea dos ideais da “Enciclopédia” de Diderot e D’Alembert, é uma experiência sem precedentes, de geração, organização, avaliação, promoção, disseminação e compartilhamento de conhecimento, de forma aberta e por uma comunidade ampla, disseminada por muitos países e em diferentes idiomas.

São objetivos do II CCBWIKI e do I IWSC aproximar a comunidade acadêmica brasileira e internacional da Wikipédia, promover seu uso como fonte confiável de conhecimento, instrumento educacional e objeto de pesquisas acadêmicas, aumentar a presença de conteúdo em português e estimular o intercâmbio de reflexões e experiências sobre ela com a comunidade acadêmica internacional.

O II CCBWIK e o I IWSC aceitarão trabalhos que tenham a Wikipédia como tema, fonte e meio de disseminação do conhecimento científico e instrumento de ensino. Os textos deverão ser em inglês, espanhol ou português e serão avaliados por membros da Comissão Científica.
O período de submissões vai de 20 de junho a 31 de Agosto de 2017. Os autores serão notificados da aceitação ou não dos seus trabalhos até 30 de setembro de 2017.

Público alvo

Professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como demais interessados em áreas do conhecimento que produzam reflexões teórico-práticas de assuntos relacionados ao universo da Wikipédia e/ou da cultura wiki.

Objetivos

Reconhecer a Wikipédia como objeto de pesquisa e de desenvolvimento de aplicações teórico-práticas. Difundir outros projetos Wikimedia na comunidade acadêmica brasileira. Promover o encontro entre pesquisadores, estudantes e profissionais atuantes em projetos orientados à produção e difusão do conhecimento livre com base em projetos Wikimedia. Estabelecer redes colaborativas/grupos de trabalho locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais focados na produção de conhecimento livre.

Saiba mais no site: https://www.wikibrasil.org/projetos/iwsc/#1497558237576-ef2e142e-4c07

Nenhum comentário: