10 de novembro de 2016

Publicadas normas ABNT sobre Gestão de Documentos


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio do Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (NBR/CB-014) elaborou as normas ABNT NBR ISO 30300:2016 – Sistema de gestão de documentos de arquivo — Fundamentos e vocabulário e ABNT NBR ISO 30301:2016 – Sistemas de gestão de documentos de arquivo – Requisitos, disponibilizadas ontem no catálogo da ABNT.

As normas visam padronizar os procedimentos em Gestão de Documentos no Brasil.
Para ter acesso ao conteúdo das normas é necessário realizar cadastro no site da ABNT e efetuar o pagamento relativo a cada documento.


Norma ABNT NBR ISO 30300:2016 (19 páginas; R$ 102,00):


Esta norma estabelece termos e definições aplicáveis às normas elaboradas pelo ISO/TC 46/SC 11 para um sistema de gestão de documentos de arquivo (SGDA). Além disso, estabelece os objetivos de usar um SGDA, fornece princípios para um SGDA, descreve uma abordagem de processos e especifica papéis da alta administração.


Norma ABNT NBR ISO 30301:2016 (26 páginas; R$ 117,00):


Esta norma especifica os requisitos para serem seguidos por um SGDA com a finalidade de apoiar uma organização no cumprimento de suas obrigações, missão, estratégias e objetivos. Especifica o desenvolvimento e implementação de uma política de documentos de arquivo e seus objetivos, e fornece informações de mensuração e monitoramento de desempenho.


Créditos: AAERJ

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom divulgar estas novas Normas. Gostaria de compartilhar conteúdo. Veja meu blog em https://gestaodocumental.wordpress.com/