25 de novembro de 2015

Chamada de submissões para a revista Acervo: Os arquivos na era digital

A revista Acervo tem o prazer de tornar pública a chamada para o volume 29, número 2, de 2016. Podem ser feitas submissões para as seções Artigos Livres, Documentos, Resenhas e para o Dossiê Temático. Neste número, o dossiê temático será dedicado a Os arquivos na era digital, com organização de Claudia Lacombe Rocha (Arquivo Nacional), Dilma Cabral (Arquivo Nacional) e Roseli Curi Rondinelli (Fundação Casa de Rui Barbosa).

Desde a segunda metade do século XX temos experimentado uma série de inovações tecnológicas que alteraram profundamente a recepção e a transmissão da informação na sociedade, especialmente com o advento das mídias digitais e o desenvolvimento da World Wide Web. No campo da história, o uso da internet tem promovido uma reflexão sobre sua forma de produção e escrita, bem como a relação do historiador com suas fontes, parte armazenadas e disponíveis em ambientes digitais.

A crescente demanda pela disponibilização dos acervos sob o formato digital implicou também novos desafios para sua gestão e conservação nas instituições arquivísticas. Neste novo número da revista Acervo, pretendemos colocar em discussão como, nos últimos anos, a tecnologia tem alterado as rotinas de trabalho e estabelecido novos parâmetros para a guarda, o tratamento e a preservação de acervos em meio digital. Além disso, verifica-se o aumento de produtos e serviços já concebidos para a difusão on-line, como bancos de dados e sítios eletrônicos de pesquisa, o que coloca os arquivos no ponto de convergência do debate atual sobre o papel das novas tecnologias no fazer histórico e o espaço assumido pelos trabalhos considerados não-científicos, de produção e divulgação do conhecimento em história.

Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 15 de maio de 2016, através do site da revista. As submissões devem estar de acordo com as normas editoriais da revista.

O site: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/index

O endereço direto para a submissão: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/about

Nenhum comentário: